0373UTILIZADORES ONLINE

Notícias

Agosto, mês de férias…e de Campeonatos da Europa

11.08.2014

Estamos em pleno Agosto, o mais tradicional mês de férias em Portugal, e a Runporto gozará de alguns dias de descanso, preparando um programa repleto de eventos de grande expressão que retomará o seu curso em Setembro.

Apesar de ser mês de alguma descontracção, Agosto é este ano também o mês dos Campeonatos da Europa de atletismo, que se disputarão desta terça feira, dia 12, em diante, até domingo 17, na cidade suíça de Zurique.

Após a introdução do sistema de periodicidade bienal, no ano olímpico de 2012, esta 22ª edição do certame incluirá as provas mais longas fora do estádio, a maratona e as de marcha, que estão ausentes - pela sua própria natureza - do programa sempre que os Europeus tenham lugar em ano olímpico.
Portugal participa com uma delegação de 44 atletas, 22 de cada sexo, e será precisamente nessas provas de fundo e marcha, as mais próximas da actividade da Runporto, que se concentram as possibilidades de obtenção de resultados de topo.

Jéssica Augusto é talvez a maior possiblidade de Portugal obter um título europeu, na prova feminina da maratona. Encontra-se em muito boa forma, depois do seu recorde pessoal de 2h24m25s na maratona de Londres, em Abril, e partirá como uma das favoritas, numa disciplina em que as cores lusas prevaleceram nas cinco primeiras edições em que a corrida de 42195m se disputou, com três triunfos de Rosa Mota (1982, 1986 e 1990) seguidos de outros dois de Manuela Machado (1994 e 1998).

À priori, a única atleta que parece de valia superior à de Jéssica é a italiana Valeria Straneo, vice-campeã mundial o ano passado, mas tudo estará em aberto. Jéssica será acompanhada nesta maratona por outras três fundistas habituadas a presenças na provas da Runporto, como o são Marisa Barros, Doroteia Peixoto e Filomena Costa.

Também Ana Dulce Félix partirá como uma das favoritas, se não a maior de entre elas, para defender o título europeu de 10000m conseguido em Helsínquia há dois anos. Nesta distância e nos 5000m será acompanhada por Sara Moreira, medalhada na légua nas duas últimas edições do certame e que agora quer, pelo menos, repetir a dose.

Na maratona masculina Rui Pedro Silva terá a hipótese da sua vida de uma boa classificação num campeonato de topo. Ele correrá na companhia de Ricardo Ribas, Hermano Ferreira e José Moreira, e Portugal pode assumir também aqui, de resto como nas mulheres, uma forte candidatura à Taça da Europa por equipas.

Na marcha, Ana Cabecinha e Inês Henriques nos 20km femininos, e os gémeos Viera, João e Sérgio na mesma distância masculina, decerto não deixarão de trazer bons resultados, e porque não mesmo medalhas, como João Vieira fez com o bronze há quatro anos em Barcelona.

A todos os atletas, em especial, mas também aos técnicos e dirigentes, a Runporto deseja a melhor das sortes em Zurique, no sentido de uma representação de Portugal que honre os pergaminhos do nosso País desporto número um.

Próximos eventos

close