0208UTILIZADORES ONLINE

Notícias

Alfredo Barbosa deixou-nos hoje

20.11.2014

É com profundo pesar que a Runporto informa todos os interessados do falecimento do antigo atleta e treinador Alfredo Barbosa.

Após doença prolongada, que se agravara nos últimos tempos obrigando ao seu internamento no hospital de São João, no Porto, Alfredo Barbosa deixou-nos na manhã desta quinta-feira, dia 20 de Novembro, aos 70 anos de idade.

Alfredo Barbosa foi uma figura marcante do atletismo português, tendo sido atleta, treinador e dirigente. Nos anos noventa do século passado foi inclusive responsável por selecções nacionais, além de ter sido treinador de grandes clubes portugueses, como do FC Porto, sobretudo, mas também do SL Benfica e Maratona CP.

Destacou-se como orientador de importantes fundistas, como António Pinto, três vezes vencedor da maratona de Londres e ainda hoje recordista europeu dessa distância, e de Fernanda Ribeiro, nos primórdios da carreira da prodigiosa atleta que viria a ser, em 1996, campeã olímpica dos 10000m; mas também de Aurora Cunha, uma das mais completas fundistas portuguesas de sempre, e do talentoso atleta que foi José Regalo.

Como atleta, nos anos sessenta, representou o FC Porto e o Sporting CP, sendo um dos pioneiros da maratona em Portugal, distância na qual obteve em 1978 o seu melhor tempo, com 2h22m40s na maratona de Faro.
Voluntariamente afastado da ribalta na última década, Alfredo Barbosa vinha mantendo importante actividade no âmbito da fisioterapia e reabilitação, mas a Runporto não o esqueceu, tendo-lhe prestado há ainda poucos anos uma merecida homenagem pública.

A toda a família enlutada a Runporto envia as mais sentidas condolências pela partida do seu ente querido, que para sempre ficará no coração dos amantes do atletismo.

close