0271UTILIZADORES ONLINE

Notícias

Arrancou a 11ª Maratona do Porto com a Expo e várias conferências!

01.11.2014

Pode dizer-se que ela aí está! Arrancou esta sexta feira de manhã a 11ª edição da Maratona do Porto EDP, com o início da Expo e a sucessão de várias conferências previstas para abrilhantar o evento, com tudo a ter lugar no espaço privilegiado do Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Logo pelas 11 horas da manhã teve início a primeira palestra das seis planeadas para esta sexta e sábado, subordinada ao tema “ O papel fundamental do podologista no atletismo”, com apresentação do Dr. Romeu Araújo e da ex-atleta Aurora Cunha.

Ainda hoje, último dia do mês de Outubro, terão lugar outras duas palestras. Pelo meio-dia será a vez do tema “Nutrição”, a cargo da drª Andreia Santos e de Gonçalo Pinto, campeão nacional de Sanda, um desporto que corresponde à conjugação de várias artes marciais. Mais tarde, pelas 15h, teremos o tema “Plano de treino personalizado?”, pelo prof. Tiago Aragão e com a colaboração de Filipe Cardoso, ciclista da equipa Efapel-GlassDrive.

image_1image_2image_3image_4image_5image_6image_7image_8image_9image_10image_11image_12image_13image_14image_15image_16image_17image_18image_19image_20image_21image_22image_23image_24image_25image_26image_27image_28image_29image_30

Amanhã, primeiro dia de Novembro, manter-se-á o mesmo esquema horário para as três últimas palestras. Às 11h o tema será “Corredor de Maratona - ingénuo ou tenaz?”, abrilhantado pela comunicação do prof. dr. Jorge Silvério, e coma colaboração de dois conhecidos atletas que no dia seguinte participarão no evento, Ricardo Ribas e Leonor Carneiro.

Às 12h será versado o tem “A hidratação do maratonista”, com comunicação do dr. Rui Hernâni Gomes e a presença do ciclista espanhol 0scar Pereiro, vencedor do Tour de França de 2006.

Pelas 15h, fechando o ciclo, a sexta conferência abordará o tema “Os benefícios da massagem desportiva”, com a presença do dr. Paulo Fernandes, acompanhado pelo corredor de longas distâncias americano Brian Mills, um conhecido ultra-maratonista.

Obviamente o espaço da Expo Maratona não se resumirá às conferências anunciadas. Entre as 10h da manhã e as 19 h da tarde, tanto hoje como amanhã, a Expo será a festa habitual para todos os que queiram conhecer mais em pormenor a Maratona do Porto, através dos stands e das ofertas de todo o género colocadas à disposição dos interessados. Será como sempre o local de recolha dos dorsais e kits de participação para todos, e o espaço privilegiado de obtenção de informações de toda a espécie sobre a prova. A culminar o ciclo de dois dias a tradicional Pasta Party terá lugar sábado a partir das 12h, estendendo-se até às 17h e funcionando como chave de ouro, a partir das 19h, no final do dia, um Concerto de Fado fechará a Expo Maratona. O ano passado o maravilhoso edifício do Centro de Congressos da Alfândega acolheu 15000 visitantes no espaço da Expo, este ano esse total vai decerto ser superado.

image_1image_2image_3image_4image_5image_6image_7image_8image_9image_10image_11image_12image_13image_14image_15image_16image_17image_18image_19image_20image_21image_22image_23image_24image_25image_26image_27image_28image_29

Na estrada tudo está a postos para uma grande enchente, entre o Palácio de Cristal e o Parque da Cidade. Todos os recordes de participação numa maratona em Portugal deverão ser largamente batidos pois neste momento há 5200 atletas inscritos para a maratona propriamente dita, a que acrescem mais 4500 para a Family Race, na distância de 16km, e outros 4500 para a Fun Race-Caminhada, com 6km de extensão.

Os atletas de elite estão preparados para atacar os recorde da prova, sendo os africanos as figuras principais, como os quenianos David Kipsang, Martin Kosgei, John Kariuki, Samuel Kemboi e Hillary Kemboi, e o tanzaniano John Leonard no sector masculino, em que a melhor marca da competição foi feita pelo queniano Philemon Baaru na edição de 2011, com 2h09m51s. No lado feminino emerge um trio do Quénia, composto por Sally Korir, Susan Jepkoech e Salome Simotwo, sendo o recorde da prova de 2h30m40s, obtido em 2009 pela agora famosa queniana Priscah Jeptoo, que então se estreava na maratona.

Também haverá atletas de elite portugueses em liça. Rui Pedro Silva, um ano depois de ter sido terceiro, volta a correr a Maratona do Porto e tentará marca que possa significar mínimo de participação nos Mundiais do ano que vem, a terem lugar em Pequim. Será ajudado nesse desiderato por Ricardo Ribas, que assim funcionará como lebre.

Leonor Carneiro, Anália Rosa e Luís Feiteira, entre outros, farão a Family Race, que assim se mostrará também de bom grau competitivo.

Quanto a outros atletas ou ex-atletas que irão transportar os balões que marcam o ritmo, balizados entre as 3h e 4h de prova, destacam-se Daniel Pinheiro, dos activos, e Joaquim Silva dos já retirados.

close