0434UTILIZADORES ONLINE

Notícias

Conferência de imprensa da Maratona do Porto

15.10.2014

Realizou-se esta manha no Salão Nobre da Câmara Municipal a conferência de imprensa de apresentação da 11ª Maratona do Porto EDP Gás, que contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara do Porto Dr. Rui Moreira.

A primeira grande novidade foi apresentada pelo diretor da Runporto, Jorge Teixeira, que anunciou a praticamente certa presença de 5.000 participantes nos 42km do evento, um número absolutamente fantástico e que representa um aumento muito significativo face ao ano anterior, com 3.000 maratonistas.

image_1image_2image_3image_4image_5image_6image_7image_8image_9image_10image_11image_12image_13image_14image_15image_16image_17image_18image_19image_20image_21image_22image_23image_24image_25image_26image_27image_28

Estes 5.000 participantes representam um sucesso a vários níveis, não só em termos do que isso significa para a história do evento, mas também para as cidades envolvidas no evento.

A importância do significado do turismo desportivo, que a Maratona do Porto representa, é também um dos motivos da sua organização.

Jorge Teixeira salientou também a receção por parte da Câmara do Porto, onde se realizou a conferência de imprensa, sem dúvida um reconhecimento do trabalho feito pela Runporto e do que a Maratona do Porto, representa para a cidade.

Maratona do Porto EDP 2014

Foi também realçado o fato de a Maratona do Porto ser a única maratona em solo nacional com possibilidade de homologação internacional, sendo por isso procurada por vários atletas nacionais para aqui atingirem mínimos para grandes eventos internacionais, como é o caso do português Rui Silva, 3º classificado em 2013 e que procura agora atingir os mínimos para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016, com a sua participação no próximo dia 2 de Novembro na Maratona do Porto.

José Syder, diretor de Marketing da EDP Gás, fez referência à palavra “acreditar” para demonstrar a forma como a EDP, acredita no apoio a estes eventos e em particular na já longa relação com a Runporto.

Vítor Baía, que hoje faz 45 anos, como Presidente da Fundação Vítor Baía, mostrou-se muito feliz pelo apoio que a sua instituição vai receber através de um valor das inscrições da Family Race e Mini Maratona, salientando que em 10 anos de trabalho, a fundação já apoiou mais de 15.000 crianças carenciadas de diversas formas.

O Presidente da Câmara do Porto fez questão de antes de intervir, de chamar junto de si o Presidente da Câmara de V. N. de Gaia, Dr. Vítor Rodrigues e a representante da Câmara de Matosinhos, Engª Helena Vaz, uma vez que este evento assume-se igualmente como um evento da frente Atlântica que tem juntado as três cidades de diversas formas, tentando assim potenciar as melhores valências de cada uma delas e obter assim um maior retorno para toda a região.

O Presidente da Câmara destacou também a importância que o atletismo de rua tem para a prática de desporto e que nesse prisma o trabalho da Runporto na cidade era sem dúvida de enorme destaque e reconhecimento.

Por último o Dr. Rui Moreira desejou os maiores sucessos à Maratona do Porto, referindo que esse mesmo sucesso iria ser importante para outros novos sucessos da própria cidade do Porto.

Estiveram presentes igualmente várias figuras da edilidade e da cidade do Porto, como o Vereador da Cultura da Câmara do Porto, Paulo Cunha e Silva, os Administradores da Porto Lazer Luís Alves e Hugo Neto, Aurora Cunha, Dr. Domingos Gomes, Rui Pedro Silva e Cláudia Jaccques.

Maratona do Porto EDP 2014
close