0263UTILIZADORES ONLINE

Notícias

Sara Moreira é a última grande novidade para a Meia Maratona

12.09.2014

Estamos na recta final que antecede a realização da oitava edição da Sport Zone Meia Maratona, que este domingo vai para a estrada a partir das 10h20 na Av. Paiva Couceiro, e a última grande novidade quanto a novas presenças no evento, no que respeita a atletas de elite, é Sara Moreira.

A fundista do Maratona CP, que ainda o ano passado antes da pausa para maternidade se sagrou campeã europeia dos 3000m em pista coberta, vem juntar-se ao forte lote feminino escalado para a corrida, sendo o nome mais relevante do mesmo no que toca a atletas portuguesas, a par de Ana Dulce Félix.

Confirme a sua inscrição





Sara vem de uma presença nos Campeonatos da Europa de Zurique, ocorrida muito antes de perfazer um ano sobre o nascimento do seu primeiro filho, em que as coisas não lhe correram da melhor maneira possível, pois na prova inicial em que participou, a de 10000m, esteve em posição de pódio até perto do final mas não a conseguiu segurar, acabando em quinta.

Nos 5000m, nesse mesmo certame, Sara partia com a expectativa de chegar de novo a uma medalha, como acontecera nas duas edições anteriores, em Barcelona 2010 e Helsínquia 2012, mas terminaria em sexta. Neste seu regresso à SportZone Meia Maratona do Porto, embora apenas numa fase de reinício de treino, tentará ser a melhor portuguesa e subir a sua melhor classificação no evento, que foi o nono lugar na edição de 2009. Para ser a melhor lusa terá de vencer…Dulce Félix, ela também em início de preparação; e o reencontro entre estas duasd grandes fundistas lusas gaha um picante adicional derivado do facto de ambas irem correr a maratona de Nova Iorque, em inícios de Novembro! Dulce Félix já o havia anunciado e agora, mesmo nas vésperas da Meia Maratona do Porto, também Sara Moreira confirmou que se irá estrear na distância da maratona na Big Apple.

runporto.com

Ainda no sector feminino, e face ao primeiro anúncio de presenças, há a incluir novos nomes portugueses, como o de Anália Rosa e duas das que estiveram na maratona dos Europeus de Zurique, Filomena Costa e Doroteia Peixoto. Assim, estas juntam-se as já anunciadas Leonor Carneiro, Cláudia Pereira, Mónica Silva e Sara Pinho.

Pelo triunfo, no entanto, lutarão em corrida à parte as do Quénia, lideradas por Pauline Njeri (67m55s de máximo pessoal), Diana Chepkemoi (68m08s), Alice Tibilili (68m56s) e Agnes Barsosio (70m25s).
O Quénia ganhou seis das sete edições na corrida feminina até hoje, sendo a famosa etíope Berhane Adere a única que furou esse domínio, ao triunfar em 2010, curiosamente naquela que foi a edição mais lenta da prova.

Não surpreenderá se cair o recorde da mesma, que está na posse da cotadíssima queniana Pamela Chepchumba, ao conseguir 70m24s na edição de 18 de Outubro de 2009.
A melhor marca mundial do ano é o recorde global da distância, obtido pela também queniana Florence Kiplagat, com 65m12 , a 16 de Fevereiro passado em Barcelona.

No lado masculino também se aponta para recorde

No lado masculino a novidade maior, desde o anúncio inicial dos atletas presentes e no que respeita à prata da casa, é a de que Pedro Ribeiro, marido de Sara Moreira e conhecido especialista de 3000m obstáculos, também irá correr a Sport Zone Meia Maratona do Porto e Gaia. 

Pedro Ribeiro junta-se aos já anunciados Rui Pedro Silva, Ricardo Ribas, Paulo Gomes e Bruno Jesus para tentar fazer um pouco de oposição à mais que esperada dominação africana.

Esta armada africana promete atear fogo ao andamento, com fundistas de várias proveniências em accção nas ruas da Invicta e de Gaia, onde se fará, como sempre, o retorno da corrida para a sua finalização junto ao Jardim do Calém/Fluvial, no deslumbrante cenário da Foz. 

Dois deles têm recorde pessoal abaixo da hora na meia maratona, como o queniano Bernard Kipyego (59m10s) e o etíope Tujuba Megersa (59,43s), outros há que são já grandes maratonistas. E neste particular aspecto o destaque maior vai para o etíope Tsegaye Mekonnen, que o ano passado foi terceiro (62m41s, então o seu recorde pessoal) na SportZone Meia Maratona, ainda quase incógnito, e que já este ano, na maratona do Dubai, bateu o recorde mundial júnior da distância com 2h04m32s. É incrível, mas verdade: vai estar na prova um rapaz nascido em Junho de 1995 capaz de fazer 2h04m na maratona, e que obviamente tem potencial para correr meia distância em menos de uma hora, pois durante a referida maratona do Dubai passou a metade em 61m39s.

Meia Maratona Sport Zone

Depois há atletas de grande valia em pista que tentarão afirmar-se definitivamente na estrada, como os quenianos Vincent Chepkok e Titus Mbishei, e ainda estreias mais que aguardadas, a começar pelo antigo dominador dos 1500m Daniel Kipchirchir Komen, outro queniano que no Porto poderá saltar para o estrelato internacional nas corridas fora de pista.

Tudo junto aponta para que se possa esperar um novo recorde do percurso, estabelecido pelo detentor do máximo mundial, o eritreu Zersenay Tadese, com 59m30s a 18 de Setembro de 2011.

A melhor marca mundial de 2014 é pertença do queniano Geoffrey Kamworor, com 59m08s, quelhe deu o título mundial da disciplina a 29 de Março passado em Copenhaga.

Entretanto o número de inscritos já ascende a 13 mil, pelo que os totais do ano passado deverão ser, pelo menos, igualados. De entre muitos os que deram o seu sim à prova e irão corrê-la, destacam-se algumas figuras gradas da sociedade portuguesa, como Domingos Paciência, o antigo internacional que de momento é o técnico da equipa de futebol do Vitória de Setúbal, e o dr. Manuel de Novaes Cabral, Presidente do Instituto do Vinho do Porto.

Entretanto a feira da Meia Maratona, que tem lugar nas instalações da Alfândega do Porto, abre já esta sexta feira às 10 horas, mantendo-se na tarefa de acolher todos os interessados até às 19 horas, repetindo-se este horário no sábado.

runporto.com
close