Notícias
Novo recorde na Goldenergy Meia Maratona de Matosinhos
04.05.2025

Na manhã de domingo, 4 de maio, a marginal de Leça da Palmeira voltou a encher-se de cor, energia e movimento com a realização da 6ª edição da Goldenergy Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto. Cerca de 3000 participantes, entre atletas profissionais e entusiastas da corrida e caminhada, desafiaram-se nos 21 km cronometrados e na Mini/Caminhada de 7 km.
O tiro de partida deu-se às 09h00 na Av. Liberdade, pelas mãos do vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos Carlos Mouta.
Momentos antes houve uma partida simbólica para Pedro Valente, atleta de desporto adaptado que também fez a prova dos 21km.
Tal como nos anos anteriores, o evento contou com uma participação internacional expressiva: foram 47 nacionalidades representadas, confirmando Matosinhos como uma cidade cada vez mais aberta ao desporto e ao turismo desportivo.
Vitória africana no masculino e feminino
Com uma elite de grande nível, o pódio masculino foi conquistado pelo queniano Nixon Kiprotich Kirwa, que fez um novo recorde de prova com um tempo oficial de 01:02:29. A disputa pelo segundo lugar foi bastante renhida até ao último segundo entre o atleta ugandês Silas Boch e o português Rui Pinto, com Silas Boch a terminar com 01:02:39, juntamente com o português Rui Pinto (Sporting CP), que completou a prova em 01:02:39.
No setor feminino, a vitória sorriu à queniana Diana Chumba, com o tempo de 01:11:34. O segundo lugar foi para a queniana Glorius Jepkirui com 01:13:14, enquanto a portuguesa Rafaela Fonseca (RD Águeda) fechou o pódio com 01:14:24.
A cerimónia de pódio teve o mar como pano de fundo e contou com Jorge Teixeira (diretor da Runporto), Fernanda Ribeiro (atleta olímpica), Nuno Matos (vereador da Câmara Municipal de Matosinhos), Silvia Pinto (representante da Goldenergy) e Monica Castilho (em representação do Lidl). No final da entrega de prémios, os vencedores receberam também um cabaz de produtos bio, do Lidl.